quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DIM SUM DE FRANGO NO VAPOR

Por: Henrique Musashi

As palavras 'Dim Sum' designam vários tipos de wantans (tipos "raviolis asiáticos") que os chineses têm por hábito de degustar em pequenas refeições. No Ocidente, costumamos servi-los como entradas. São confeccionados com quadradinhos finos de massa e levam todos os tipos de recheios: frango, porco, novilho, peixe, camarão, legumes, etc. As folhas de massa encontram-se à venda já pronta e congelada nas lojas especializadas em produtos alimentares asiáticos - como o supermercado Exotic Asia Market de Sacavém, ou podem ser feitas em casa usando uma receita de massa de lasanha caseira, sem ovo e muito fina. Fiz estes raviolis para aproveitar sobras de frango, mas qualquer outro recheio temperado com ingredientes asiáticos fica bem...

Ingredientes (24 unidades)

- 24 folhas de wantans prontas
- 1/2 frango pequeno cozinhado
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de óleo de sésamo
- 1 raminho de cebolinho picado
- pimenta moída na altura
- molho de soja
- molho de pimenta doce tailandês (ou geleia de pimenta)
- molho hoisin

Modo de Preparo
Remover os ossos e a pele do frango. Lascar a carne e colocar na picadora. Triturar finamente e transferir para uma tigela.
Juntar o cebolinho picado, o ovo e o óleo de sésamo. Temperar com pimenta à gosto e envolver muito bem com o auxílio de um garfo.
Colocar uma colher (chá) do preparado no meio de cada folha de wantan. Humidificar ligeiramente as bordas da massa e fechar em forma de trouxa.
Colocar "os raviolis" na cesta de um recipiente próprio para cozinhar ao vapor, com espaço suficiente entre estes para não se tocarem.
Levar a cozer ao vapor até a massa se apresentar opaca (aproximadamente 10-12 minutos). Servir de imediato, com tacinhas de molho à parte. Acompanhar com salada de vegetais à chinesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa

- Seu IP!
IP