domingo, 29 de novembro de 2009

Sekihan



Ingredientes
1 xícara de feijão azuki
4 xícaras de água
2 xícaras de arroz
1 colher (chá) de sementes de gergelim preto
1 colher (chá) de sal
1 pitada de aji-no-moto 

Preparo
De véspera coloque o feijão em um escorredor, lave em água corrente, escorra, passe para uma panela com capacidade para 10 xícaras, cubra com água, leve ao fogo alto, deixe ferver, assim que ferver reduza o fogo ao mínimo e, sem tampar a panela, cozinhe por cerca de 45 minutos ou até o feijão ficar meio duro.
Coloque uma peneira sobre uma tigela grande, escorra o feijão, cubra com água fria e reserve em temperatura ambiente.
Coloque o arroz em um escorredor, lave em água corrente, escorra bem, despeje em uma tigela, cubra com água, tampe, leve à geldeira e deixe de molho por 8 horas. Escorra o arroz, junte feijão cozido, misture bem, coloque a mistura em uma panela a vapor (ou então coloque em uma peneira e encaixe na borda de uma panela com água), leve ao fogo alto, deixe ferver, tampe a panela inteiramente e deixe cozinhar por 40 minutos, acrescentando mais água à medida que for necessário (não deixe secar a água da panela).
Enquanto isto, aqueça uma panelinha em fogo alto, acrescente as sementes de gergelim e, sacudindo levemente a panela, frite por 2 a 3 minutos ou até tostar ligeiramente; retire o gergelim do fogo, passe para uma tigelinha, junte sal, aji-no-moto e misture.
Tire a mistura de feijão e arroz do fogo, passe para uma tigela de servir (ou distribua em 6 tigelinhas individuais), polvilhe gergelim tostado e sirva quente ou em temperatura ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa

- Seu IP!
IP