segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Torta de Maçã – American Apple Pie

     Essa é a receita da tipica "american apple pie", super simples de fazer, aquelas que você já deve ter visto ou ouvido ser mencionado em alguns filmes ou desenhos animados da Disney (por exemplo). O mais chatinho é a massa, mas você pode comprar a massa pronta e adicionar o recheio.

Ingredientes:

Para a Massa:
Uma xicara de farinha de trigo (mais ou menos)
Meia xicara de manteiga ou gordura vegetal
Uma pitadinha de sal
Um ovo
Meia xicara de açucar
Um colherinha de chá de essencia de baunilha.

Para o recheio

- Umas 3 ou 4 maçãs descascadas e fatiadas.
- Suco de um limão
-Um colher de sobremesa de canela em pó
- Um xicara de açucar mascavo (ou branco tbem fica bom)
- Duas colheres de sopa de farinha
- Uma pitada de nóz moscada
- Meia xicara de uvas passas (opcional)

Preparo:

Massa:

Numa tigela, misture os ingredientes secos (sal, farinha e açúcar). Adicione a manteiga amolecida a temperatura ambiente e com as mãos, misture ate formar migalhas.
Adicione um ovo e a baunilha e amasse bem até formar uma massa homogênea. Se a massa ficar mole ou grudenta, junte mais farinha ou mais manteiga ate formar uma bola compacta, macia.
Divida a massa em duas partes, e abra uma das partes com o rolo, numa superfície enfarinhada, até formar um disco ligeriamente maior que a circunferência da forma a ser usada, e com aproximadamente 5mm a 10mm de espessura. (Eu gosto de massa fininha). Forre a forma com essa massa, apare os excessos.

Recheio:

Assim que terminar de cortar e descascar as maçãs, jogue o suco de limão por cima e misture bem. Isso evitará que as maçãs escureçam.Junte os demais ingredientes, misture muito bem e despeje sobre a massa na forma.Finalização:Se você gosta de torta coberta, pode abrir o resto da massa com o rolo, e cobrir a torta com o disco resultante, e fure a massa para deixar escapar o vapor do cozimento (se não furar a torta explode no forno!) ou você pode fazer tirinhas com o restante da massa e fazer a cobertura xadrez.Pincele a massa com gema de ovo para um dourado bem bonito.Ou você pode resolver economizar umas calorias e deixar a torta descoberta mesmo. O restante da massa pode ser usado em uma outra torta ou congelada para uso posterior.Leve ao forno médio, pre aquecido, por uns 30 minutos mais ou menos. De novo, não é uma ciência exata. Fique de olho que quando a massa estiver bem douradinha nos cantos da forma e com um dourado bonito por cima, (e o cheiro que está vindo da sua cozinha está deixando os habitantes e vizinhos com água na boca) ta pronta.Sirva morna, com uma generosa bola de sorvete de creme do lado.


Panetone - A receita original!


Receita por: Chef Rogério Shimura
Video com: Chef Luiz Farias
Ingredientes
  • Massa Biga 
- 120 g de farinha de trigo 
- 70 g (ou 70 ml) de água 
- 3 g de fermento biológico Esponja 
- 300 g de farinha de trigo 
- 60 g de fermento para pão 
- 300 g (ou 300 ml) de água
  • Massa do Panetone 

- 600 g de farinha de trigo 

- 30 g de leite em pó 

- 190 g de açúcar 

- 100 g de massa biga (feito no dia anterior) 

- 10 gemas 

  • Esponja preparada 
- 15 g de essência de panetone (ou raspa de 1 laranja e raspa de 1 limão) 
- 10 g de sal 
- 100 g de manteiga Recheio do
  • Panetone 
- 400 g de frutas cristalizadas 
- 400 g de uva passa (ou 600 g de chocolate em gotas ao leite ou 450 g de laranja desidratada e picada e 350 g de amêndoas)cobertura de merengue 
- 3 claras - 180 g de açúcar de confeiteiro 
- 150 g de castanha de caju picada grosseiramente




Modo de Preparo
  • Massa Biga Numa tigela misture a farinha de trigo, a água e o fermento biológico e deixe descansar em temperatura ambiente por 24 horas. Reserve. 
  • Esponja Numa tigela misture a farinha de trigo, o fermento para pão e a água e deixe a massa descansar por 30 minutos. Reserve. 
  • Panetone 1º - Numa tigela coloque a farinha de trigo, o leite em pó, o açúcar, a massa biga e as gemas e misture bem com auxílio das mãos. 2º - Junte a esponja preparada e a essência de panetone ou raspa de laranja e limão e o sal. Misture novamente a massa até formar uma bola seca. 3º - Neste momento transfira a massa para uma mesa (de preferência de mármore) e junte a manteiga. Sove a massa até ficar lisa e um pouco pegajosa. 4º - Adicione o recheio de sua preferência e misture delicadamente para agregar todo o recheio a massa. 5º - Porcione em 550 g ou 100 g e deixe descansar por 30 minutos. Depois deste tempo, pressione a massa com as mãos e boleie-a. 6º - Colocar nas fôrmas próprias para panetone e levar para fermentar na geladeira de um dia para o outro. Retire da geladeira e espere a massa crescer dentro das fôrmas por mais ou menos 1 hora. - Para um panetone com brilho: Pincele ovos, faça um X em cima da massa de panetone, coloque um pedaço de manteiga e leve ao forno pré-aquecido a cento e setenta graus, por cerca de 40 minutos. - Para um panetone opaco: leve ao forno pré-aquecido a cento e setenta graus, por cerca de 40 minutos. - Para um panetone com cobertura: coloque a cobertura de merengue e leve ao forno pré-aquecido a cento e setenta graus, por cerca de 40 minutos. 7º - Espere esfriar e sirva. Cobertura de merengue Numa batedeira bata as claras em ponto de neve. Depois adicione o açúcar de confeiteiro e bata até a consistência de merengue. Desligue a batedeira e incorpore a castanha de caju picada grosseiramente.


* O Pulo do Gato *

BIGA - difere da massa fermentada por não conter sal em sua preparação. Assim como a massa fermentada é um pré-fermento mais firme. A biga é normalmente feita para ser usada especificamente como pré-fermento. Como é feita sem adição de sal, que é um controlador da fermentação, a biga é feita com uma quantidade menor de fermento. Não havendo o sal, o fermento não encontra nenhuma restrição para digerir todo o açúcar disponível. Usar menos fermento é melhor porque queremos obter o máximo de sabor proveniente do trigo. Os sabores do pão são provenientes do grão e não do fermento. Neste sentido a biga deve ter no máximo 0,5% de fermento em relação à farinha.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Receita Sashimi



















Ingredientes

-500 gr de filé de atum ou robalo fresco cortado em um só pedaço (nunca use peixe congelado)
-1 pedaço de raiz-forte fresca (ou use wasabi comprado pronto)
-Daikon, cenoura ou salsão (aipo) cortados em tiras para decorar
-6 colheres (sopa) de shoyu.

Acompanhamentos:


-1 pedaço de daikon
-1 cenoura média
-1 talo de salsão.

Preparo

Com uma faca de lâmina grossa e afiada corte o filé de peixe de acordo com uma das quatro técnicas básicas indicadas a abaixo:
Hira giri: segure o filé de peixe firmemente e corte em fatias de 0,5 cm de espessura e 2,5 cm de altura. Serve para todos os filés de peixe.
Kaku giri: corte o peixe em fatias, como ensinado e, em seguida corte as fatias em cubos de 1 cm de lado, Esta técnica serve principalmente para o atum.
Ito zukuri: corte o peixe em fatias de 0,5 cm e, em seguida corte as fatias em tiras de 0,5 cm de largura. Serve principalmente para peixes pequenos e lulas.
Uzu zukuri: segure firmemente o peixe na superfície de trabalho e corte em lâminas (como folhas de papel) quase transparentes. Serve principalmente para filés de pargo e perca.

Cubra o lado fino do ralador com filme plástico e passe a raiz-forte, fazendo movimentos circulares (você deverá obter 2 colheres (chá) de raiz-forte ralada).
Coloque as fatias (ou cubos, tiras ou lâminas) de peixe em um prato grande de servir (ou distribua em pratos individuais), arrumando de maneira decorativa, guarneça com a raiz-forte ralada, tiras de daikon, cenoura ou salsão, cubra com filme plástico e leve à geladeira por, no máximo, 1 hora.
Distribua o shoyu em 4 tigelinhas individuais e reserve.


Modo de preparo dos Acompanhamentos:

Descasque o daikon, corte em tiras bem finas, ponha em uma tigela e cubra com água fria.
Raspe a cenoura, faça o mesmo e repita o procedimento com o talo de salsão.

Na hora de servir, escorra os legumes e coloque em tigelinhas, tire o sashimi da geladeira e leve à mesa acompanhado do shoyu reservado e dos legumes.
Se quiser, misture um pouco de raiz-forte no molho antes de passar o peixe.

Rendimento: 4 porções.

HISTÓRIA DO SASHIMI
Antigamente, nas regiões de Quioto e Osaka (berço da culinária japonesa), apenas um tipo de peixe, por vez, era degustado em forma de sashimi. Pois, para apreciar bem o sabor, não se podia ter a interferência de outros sabores. Com o passar do tempo, essa prática foi deixada de lado e a combinação de vários peixes (cores e sabores diferentes) numa única travessa tornou-se mais comum.
Mas há controvérsias sobre a verdadeira origem do sushi e do sashimi. Uma outra corrente diz que pelo fato dos primeiros habitantes do arquipélago (há cerca de 8.000 anos) usaram boa parte de seu potencial energético (florestas, madeira), já que não existiam outras fontes como carvão mineral, gás ou petróleo. Então, os peixes e outros frutos do mar passaram a ser consumidos crús, acompanhados de shoyu (molho de soja), wasabe (raiz forte – um bactericida natural), vegetais e arroz.
Inicialmente os peixes eram consumidos em fatias (sashimi) ou acompanhados e arroz (niguiri-zushi), depois, diz a lenda, na cidade de Tekka, uma espécie de jogo de cartas fez com seus jogadores solicitassem a colocação de folhas de alga sobre o alimento para que não sujassem as mãos e o baralho.
Outra teoria diz que o arroz era utilizado para preservar o peixe e era descartado na hora de comer. Mas com o tempo, alguns passaram a apreciar o sabor deste arroz, o que deu origem ao sushi. 
No Japão, o sushi chegou vindo da China por volta do anos 700. Procurando melhorar a preservação do peixe, foi introduzido o vinagre no arroz. Cobria-se o arroz : cobria-se o arroz temperado apenas com vinagre, com o peixe cru, colocava-se numa caixa de madeira com um peso por cima para comprimi-lo. Deixava-se descansar por um dia antes de ser consumido. Este tipo de sushi era conhecido como oshi-zushi ou hako-zushi. 
O sushi mais conhecido e popular, chamado nigiri-zushi, apareceu somente no período Edo (1603-1868), em torno de 1800. Nos arredores de Tóquio, as pessoas com uma vida cada vez mais agitada, petiscavam o nigiri-sushi como uma opção de fast-food na entrada dos estabelecimentos, nas ruas ou à beria de estradas. O método de preservação deu lugar ao conceito de frescor e rapidez para servir.
Sayonara! 
Curiosidade: Apesar do sashimi ser um filé de peixe fatiado, a denominação Kirimi que para os samurais da Era Kamakura (1185-1333) significava cortar o corpo e seria a denominação mais exata para “carne fatiada”, não foi utilizada.
FONTE: http://www.sashimisecret.com

quinta-feira, 12 de julho de 2012

PORTAL ENCONTREI VIAGENS: Agora ficou mais barato viajar de avião!



           No Portal Encontrei Viagens, você encontrará Pacotes de viagem, Passagens aéreasHospedagem Nacional e Internacional, compra coletiva de viagens, seguro viagem, aluguel de carros e muito mais. Tudo em um só lugar com o melhor preço. 

       Dependendo do dia, você poderá encontrar passagens mais baratas do que no site da própria empresa aérea. 

No Portal Encontrei Viagens (observe as abas  à esquerda) tem passagens (com todas as empresas disponíveis, hotéis ao redor do mundo, Pacotes incríveis(opções que cabem no seu bolso), carros para serem alugados (de todos os preços e tipos) e claro o seguro viagem, para você que deseja viajar tranquilo sem preocupação com certas inconsiderâncias. No Portal Encontrei Viagens foram reunidas todas as opções para que você possa fazer toda consulta e simulação de compra no conforto de sua casa.

No Portal Encontrei Viagens você sempre encontrará mais e melhores opções pra sua viagem de ferias, lua de mel, negócios ou o que sua necessidade disser...


Trabalhamos estas e outras mais Empresas Aéreas
 que te levarão ao seu destino de viagem!
Obs.: Se desejares me envia um e-mail informando o dia de sua ida e volta, origem e destino que eu te enviareis uma cotação (com preços mais em conta) de sua passagem aérea - Sem compromisso!







Henrique Musashi
Travel Agente-1450
(88) 9969 8009
E-mail: hu_musashi@hotmail.sg

Você também pode fazer parte de nosso time de web empresários. 



Empresa cadastrada no Ministério do Turismo
CNPJ: 12006.732/0001-78


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Moqueca de Arraia


Por: H. Musashi Ribeiro - Aracati, CE - Brasil


Arraia Marinha
Ingredientes

  • 01 kg de arraia cortada e limpa - (Obs.: Já escaldada, desfiada e refogada no alho, sal e cebola picada e um fio de óleo)
  • 01 vidro de leite de coco (200 ml)
  • 02 cebolas
  • 02 tomates grandes
  • 02 pimentões, cortados em rodelas
  • 01 maço de salsa
  • 01 maço de cebolinha
  • 01 maço de coentro
  • 1/2 pimenta dedo de moça picada.
  • 01 punhado raso de manjericão
  • 04 dentes de alho picados;
  • 04 colheres de sopa de azeite de dendê.
  • 02 ovos cosidos e picados para finalizar.
  • 01 copo de água


- Se desejar pode acionar uma lata de milho com ervilha.

"Dedo de Moça"
Modo de Preparo:



  1. Arrume numa panela de barro ou outra qualquer, camadas alternadas de cebola, tomate, pimentão, salsa, cebolinha, coentro e etc;
  2. Coloque a arraia, o alho e repita as mesmas camadas anteriores;
  3. Leve ao fogo alto e refogue ligeiramente;
  4. Adicione o leite de coco, um pouco de água e deixe cozinhar por uns 30 minutos
  5. Quando o liquido reduzir, adicione o sal a gosto e o azeite de dendê os ovos picados e deixe cozinhar por mais 05 minutos e sirva quente acompanhado de arroz branco.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Feijão Cearense


Uma receita de todos os dias para nós cearenses, mas uma iguaria para nosso irmãos estrangeiros, que já provaram e não esqueceram o sabor. Um grande abraço para o meu amigo Scott Raynolds, que é fã deste feijão nosso de cada dia.

Ingrediente

"Cheiro Verde"
1 kg de feijão carioquinha
1 kg de carne bovina cortada em cubos
200 g de bacon picado
4 cebolas cortadas em cubos
1 kg de tomate sem pele e sem sementes picado
1 cebola picada
1 kg de lingüiça calabresa cortada em pedaços
2 dentes de alho
Cheiro-verde picado a gosto
1 folha de louro
Sal, pimenta vermelha ou do reino e orégano a gosto

Modo de Fazer

Cozinhe o feijão sem tempero. Reserve. Na panela de pressão, cozinhe a carne em água e sal por 15 minutos. Separadamente, faça um refogado com bacon, a cebola, o tomate, a lingüiça, o cheiro-verde e outros temperos. Numa panela grande coloque o feijão, a carne e o refogado. Leve ao fogo e deixe ferver até engrossar o caldo.

Rendimento: 12 porções :: Calorias por porção: 629

Receita indicada por
Ana Jackie Bastos





Pacotes e Passagens aéreas e Hospedagem
Nacional e Internacional, viagens coletivas, aluguel de carros 
e muito mais. Tudo em um só lugar com o melhor preço.




 






quarta-feira, 30 de maio de 2012

Uguisu-moti


Por: Henrique Musashi

Ingredientes


• 1 xícara (chá) de açúcar.
• 1 ½ xícara (chá) de polvilho doce.
• 2 ½ xícaras (chá) de água.
• ½ xícara (chá) de farinha de arroz.
• 2 a 3 gotas de corante vegetal verde.
• Anko (doce de feijão) para o recheio, enrolado em pequenas bolinhas.


Modo de preparo


1. Com exceção do anko, bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
2. Transfira a mistura obtida para um recipiente refratário.
3. Leve-o ao microondas por 4 a 6 minutos, misturando de minuto a minuto, até dar o ponto para enrolar.
4. Polvilhe o amido de milho em uma travessa.
5. Com a ajuda de duas colheres molhadas em água, vá depositando na travessa pequenas porções do moti pronto.
6. Coloque as bolinhas de anko no centro das porções de moti.
7. Vá fechando cada bolinho de moti, enrolando-o primeiramente em formato circular.
8. Para finalizar o formato do uguisu-moti, aperte as laterais de cada bolinho.





Pacotes e Passagens aéreas e Hospedagem
Nacional e Internacional, viagens coletivas, aluguel de carros 
e muito mais. Tudo em um só lugar com o melhor preço.




terça-feira, 1 de maio de 2012

MEU BOLO MOLE DE LIQUIDIFICADOR






Ingredientes

MEDIDA: copo de 250 ml. rasado

  • 4 ovos
  • 400 ml. de leite de cocô
  • 2 copos de leite de vaca
  • 50 gr. de queijo parmesão ralado
  • 100 gr. de manteiga
  • 2 copos de farinha de trigo
  • 2 copos de açúcar


Modo de Fazer

  1. Bata tudo bem batido em partes no liquidificador; sempre colocando primeiro os líquidos.
  2. Asse em forno pré-aquecido em forma untada e enfarinhada.
  3. OBS.: Use palito para ver o ponto; como o bolo é mole não fica completamente seco pois tem um aspecto de pudim.

Mapa

- Seu IP!
IP