segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Torta de Maçã – American Apple Pie

     Essa é a receita da tipica "american apple pie", super simples de fazer, aquelas que você já deve ter visto ou ouvido ser mencionado em alguns filmes ou desenhos animados da Disney (por exemplo). O mais chatinho é a massa, mas você pode comprar a massa pronta e adicionar o recheio.

Ingredientes:

Para a Massa:
Uma xicara de farinha de trigo (mais ou menos)
Meia xicara de manteiga ou gordura vegetal
Uma pitadinha de sal
Um ovo
Meia xicara de açucar
Um colherinha de chá de essencia de baunilha.

Para o recheio

- Umas 3 ou 4 maçãs descascadas e fatiadas.
- Suco de um limão
-Um colher de sobremesa de canela em pó
- Um xicara de açucar mascavo (ou branco tbem fica bom)
- Duas colheres de sopa de farinha
- Uma pitada de nóz moscada
- Meia xicara de uvas passas (opcional)

Preparo:

Massa:

Numa tigela, misture os ingredientes secos (sal, farinha e açúcar). Adicione a manteiga amolecida a temperatura ambiente e com as mãos, misture ate formar migalhas.
Adicione um ovo e a baunilha e amasse bem até formar uma massa homogênea. Se a massa ficar mole ou grudenta, junte mais farinha ou mais manteiga ate formar uma bola compacta, macia.
Divida a massa em duas partes, e abra uma das partes com o rolo, numa superfície enfarinhada, até formar um disco ligeriamente maior que a circunferência da forma a ser usada, e com aproximadamente 5mm a 10mm de espessura. (Eu gosto de massa fininha). Forre a forma com essa massa, apare os excessos.

Recheio:

Assim que terminar de cortar e descascar as maçãs, jogue o suco de limão por cima e misture bem. Isso evitará que as maçãs escureçam.Junte os demais ingredientes, misture muito bem e despeje sobre a massa na forma.Finalização:Se você gosta de torta coberta, pode abrir o resto da massa com o rolo, e cobrir a torta com o disco resultante, e fure a massa para deixar escapar o vapor do cozimento (se não furar a torta explode no forno!) ou você pode fazer tirinhas com o restante da massa e fazer a cobertura xadrez.Pincele a massa com gema de ovo para um dourado bem bonito.Ou você pode resolver economizar umas calorias e deixar a torta descoberta mesmo. O restante da massa pode ser usado em uma outra torta ou congelada para uso posterior.Leve ao forno médio, pre aquecido, por uns 30 minutos mais ou menos. De novo, não é uma ciência exata. Fique de olho que quando a massa estiver bem douradinha nos cantos da forma e com um dourado bonito por cima, (e o cheiro que está vindo da sua cozinha está deixando os habitantes e vizinhos com água na boca) ta pronta.Sirva morna, com uma generosa bola de sorvete de creme do lado.


Panetone - A receita original!


Receita por: Chef Rogério Shimura
Video com: Chef Luiz Farias
Ingredientes
  • Massa Biga 
- 120 g de farinha de trigo 
- 70 g (ou 70 ml) de água 
- 3 g de fermento biológico Esponja 
- 300 g de farinha de trigo 
- 60 g de fermento para pão 
- 300 g (ou 300 ml) de água
  • Massa do Panetone 

- 600 g de farinha de trigo 

- 30 g de leite em pó 

- 190 g de açúcar 

- 100 g de massa biga (feito no dia anterior) 

- 10 gemas 

  • Esponja preparada 
- 15 g de essência de panetone (ou raspa de 1 laranja e raspa de 1 limão) 
- 10 g de sal 
- 100 g de manteiga Recheio do
  • Panetone 
- 400 g de frutas cristalizadas 
- 400 g de uva passa (ou 600 g de chocolate em gotas ao leite ou 450 g de laranja desidratada e picada e 350 g de amêndoas)cobertura de merengue 
- 3 claras - 180 g de açúcar de confeiteiro 
- 150 g de castanha de caju picada grosseiramente




Modo de Preparo
  • Massa Biga Numa tigela misture a farinha de trigo, a água e o fermento biológico e deixe descansar em temperatura ambiente por 24 horas. Reserve. 
  • Esponja Numa tigela misture a farinha de trigo, o fermento para pão e a água e deixe a massa descansar por 30 minutos. Reserve. 
  • Panetone 1º - Numa tigela coloque a farinha de trigo, o leite em pó, o açúcar, a massa biga e as gemas e misture bem com auxílio das mãos. 2º - Junte a esponja preparada e a essência de panetone ou raspa de laranja e limão e o sal. Misture novamente a massa até formar uma bola seca. 3º - Neste momento transfira a massa para uma mesa (de preferência de mármore) e junte a manteiga. Sove a massa até ficar lisa e um pouco pegajosa. 4º - Adicione o recheio de sua preferência e misture delicadamente para agregar todo o recheio a massa. 5º - Porcione em 550 g ou 100 g e deixe descansar por 30 minutos. Depois deste tempo, pressione a massa com as mãos e boleie-a. 6º - Colocar nas fôrmas próprias para panetone e levar para fermentar na geladeira de um dia para o outro. Retire da geladeira e espere a massa crescer dentro das fôrmas por mais ou menos 1 hora. - Para um panetone com brilho: Pincele ovos, faça um X em cima da massa de panetone, coloque um pedaço de manteiga e leve ao forno pré-aquecido a cento e setenta graus, por cerca de 40 minutos. - Para um panetone opaco: leve ao forno pré-aquecido a cento e setenta graus, por cerca de 40 minutos. - Para um panetone com cobertura: coloque a cobertura de merengue e leve ao forno pré-aquecido a cento e setenta graus, por cerca de 40 minutos. 7º - Espere esfriar e sirva. Cobertura de merengue Numa batedeira bata as claras em ponto de neve. Depois adicione o açúcar de confeiteiro e bata até a consistência de merengue. Desligue a batedeira e incorpore a castanha de caju picada grosseiramente.


* O Pulo do Gato *

BIGA - difere da massa fermentada por não conter sal em sua preparação. Assim como a massa fermentada é um pré-fermento mais firme. A biga é normalmente feita para ser usada especificamente como pré-fermento. Como é feita sem adição de sal, que é um controlador da fermentação, a biga é feita com uma quantidade menor de fermento. Não havendo o sal, o fermento não encontra nenhuma restrição para digerir todo o açúcar disponível. Usar menos fermento é melhor porque queremos obter o máximo de sabor proveniente do trigo. Os sabores do pão são provenientes do grão e não do fermento. Neste sentido a biga deve ter no máximo 0,5% de fermento em relação à farinha.