quarta-feira, 25 de maio de 2011

Frutas Cristalizadas

     Cristalizar uma fruta é impregná-la de açúcar, calda ou suco grosso (melado), de forma a secar e que possa ser conservada por um longo tempo. É uma técnica simples (mas requer paciência e tempo), podendo ser feita com toda e qualquer fruta. Podem ser consumidas ao natural, com creme de leite, com queijo, coalhada, em bolos, sorvetes ou enriquecendo saladas de frutas naturais.

Bananas Cristalizadas
  • bananas não muito maduras
  • água e açúcar para a calda
  • açúcar cristalizado para finalizar


Colocar as bananas inteiras em calda rala por 15 minutos. Escorrer em peneira e envolver as frutas em açúcar. 
Colocar ao sol para secar. 
Repetir a operação por 4 vezes.

Abóbora Cristalizada
  • 1 quilo de abóbora madura
  • 1\2 quilo de açúcar
  • 1\2 litro de água
  • 1 colher (sopa) de cal virgem para 1 litro de água
  • açúcar cristalizado para finalizar


Descascar a abóbora e cortar em pedaços, não muito grandes. 
Deixar de molho na água com cal virgem, por 1 hora. Escorrer e lavar muito bem, furar e colocar na calda (feita com a água e o açúcar) e deixar cozer, em fogo brando. Colocar um pouquinho de água à medida em que a calda for secando. 


Depois de macia, retirar a panela do fogo e deixar de um dia para o outro. Retirar para uma peneira, escorrer bem, passar por açúcar cristalizado e deixar secar ao sol.

Mamão Cristalizado

Use o mesmo procedimento para a abóbora. Quando o mamão é muito verde, colocar a casca de um limão galego na calda.

Doce Cristalizado de Laranja Pronta a compota de laranja, retirar o tacho do fogo e deixar em repouso de um dia para o outro. Retirar as frutas para uma peneira e voltar a calda ao fogo. Deixar ferver para voltá-la ao ponto inicial. Colocar as frutas e ferver novamente, por mais 10 minutos. Deixar em repouso de um dia para o outro. Levar ao fogo, até a calda engrossar e ferver muito. Escorrer numa peneira. Passar rapidamente por água, passar por açúcar e levar ao sol para secar. Depois de seca, passar outra vez na calda de açúcar forte e deixar secar ao sol. Repetir a operação mais uma ou duas vezes, até que as frutas estejam cobertas de açúcar.


Todas as frutas em compota podem ser cristalizadas. O processo é o mesmo: deixar a fruta por vários dias em calda, sempre engrossando a calda até a fruta estar bem intumescida. Passar rapidamente em água e colocar ao sol para secar. Pode-se parar neste ponto ou continuar o processo de secagem e calda grossa até a fruta ficar bem coberta de açúcar. São bem conhecidos os figos e cajus cristalizados!

Figos Cristalizados 
  • 1 quantidade x de figos
  • O dobro dessa quantidade em açúcar (2x)
  • Água
  • Açúcar cristal 


Limpe os figos: faça um corte em cada um deles (é para não murcharem), coloque em uma panela, cubra com água e leve a ferver durante 5 minutos. Deixe esfriarem, embale bem e leve ao freezer até o dia seguinte. Ainda congelados, lave-os embaixo da torneira, esfregando um paninho para soltar a pele dos figos.

Faça uma calda rala com o açúcar e água o suficiente para cobrir os figos. Coloque os figos lá dentro e
deixe ferver por 30 minutos. Apague o fogo. Tampe a panela e deixe até o dia seguinte. Repita essa operação por quatro ou cinco dias, sempre fervendo um pouquinho e desligando o fogo. É o que faz com que a calda penetre e os figos fiquem molhadinhos por dentro.

Depois de todo esse tempo, tire os figos da panela, coloque numa peneira grande de taquara e deixe-os
escorrer por um dia inteiro, já no sol, longe das formigas. Guarde em casa durante a noite. No dia
seguinte, passe os figos em açúcar cristal e leve novamente ao sol, até secar.

Laranjas Cristalizadas

  • laranjas da terra (próprias para doce)
  • açúcar
  • cravo
  • canela
  • água
  • açúcar cristal

Primeiro descasque as laranjas. Para isso, vai precisar de um daqueles aparelhos de descascar batatas, que
descasca bem fininho, pois o doce é feito com a parte branca e se tirar com a faca, fica sem o doce. Dá uma
trabalheira, por isso, arrume ajudantes. Corte-as ao meio e retire todo o bagaço que não serve para nada.

Despreze-o. Pegue um caldeirão ou tacho. Ferva bastante água e coloque ali as frutas, deixando-as dar uma boa fervura (meia hora, talvez). Desligue o fogo. Quando esfriar, jogue a água fora. Encha o tacho ou caldeirão de água novamente e deixe por dois ou três dias, trocando de água todos os dias, até que perceba que o amargor se foi quase totalmente. 

Dependendo da laranja, até quatro ou cinco dias são necessários. Minha avó fazia esse doce em latas de 20 litros e trocava a água duas vezes ao dia. 

Faça uma calda rala com açúcar, água, cravos da índia e um pau de canela. Quanto vai de açúcar? Nem imagino, mas a calda deve ser suficiente para cobrir as laranjas. Arrume as frutas num caldeirão e cubra com a calda. Leve a ferver em fogo brando por umas duas horas. Desligue o fogo e tampe o caldeirão. Não mexa até o dia seguinte. Por mais dois dias, torne a ferver, deixar meia hora e desligar. No terceiro dia, ferva  meia hora, se estiver com a calda bem grossa e as laranjas macias, deixe esfriar e retire para uma peneira. Deixe dentro de casa, a escorrer até o dia seguinte. Então, passe em açúcar cristalizado e deixe no sol para secar. 

Se deixar a laranja menos tempo do que deve na água, ficará amarga demais. Se deixar tempo demais, o doce não terá graça. 

Cidra Cristalizada

  • Cidras
  • Açúcar
  • Água
  • Cravos
  • 1 pau de canela
  • Açúcar cristal

Este doce é especialmente gostoso, mas, também, especialmente trabalhoso. Para limpar a cidra, é
necessário que se tire a casca com o aparelho de descascar batatas, para que a casca saia bem fininha, como para o doce de laranja. Aliás, o modo de fazer é idêntico. Depois de descascar, em vez de cortar ao meio, corte apenas a parte superior (a do cabo) e retire todo o miolo. Pegue um caldeirão ou tacho. Ferva bastante água e coloque ali as frutas, deixando-as dar uma boa fervura (meia hora, talvez). 

Desligue o fogo.

Quando esfriar, jogue a água fora. Encha o tacho ou caldeirão de água novamente e deixe por dois ou três dias (pode ser mais), trocando de água duas vezes, todos os dias, até que perceba que o amargor se foi quase totalmente. Dependendo da fruta, até quatro ou cinco dias são necessários. Faça uma calda rala com açúcar, água, cravos da índia e um pau de canela.

Quanto vai de açúcar? Nem imagino, mas a calda deve ser suficiente para cobrir as cidras. Arrume as frutas num caldeirão e cubra com a calda. Leve a ferver em fogo brando por umas duas horas. Desligue o fogo e tampe o caldeirão. 

Não mexa até o dia seguinte. Por mais dois dias, torne a ferver, deixar meia hora e desligar. No terceiro dia, ferva meia hora, se estiver com a calda bem grossa e as cidras macias, deixe esfriar e retire para uma peneira. Deixe dentro de casa, a escorrer até o dia seguinte. Então, passe em açúcar cristalizado e deixe no sol para secar. 

Mamão Verde Cristalizado - 2

  • Mamões ainda verdes do tipo comum, nacional
  • Açúcar
  • Água
  • Cal virgem
  • Açúcar cristal

Prepare o mamão, fazendo cortes rasos em sua pele para tirar o leite, que, dizem, é tóxico. Deixe repousar de um dia para outro. Misture uma pedra do tamanho de um ovo de cal para cada litro de água. Corte e descasque os mamões, deixando-os de molho na água de cal, por duas horas. Retire o mamão, lave muito bem, pedaço por pedaço, para tirar toda a cal. Deixe secar. Prepare uma calda rala que dê para cobrir os mamões. Junte os pedaços da fruta e deixe cozinhar em fogo brando, até que os mamões estejam bem cozidos e a calda bem grossa.

Desligue o fogo e deixe os mamões na calda por um dia.
No dia seguinte, retire os mamões, escorra-os por umas 3 horas mais ou menos. Passe no açúcar cristalizado e leve ao sol para secar.

Observação: o doce de abóbora é feito da mesmíssima maneira. Tudo igual, sem tirar nem por. 

Doce de abacaxi 

Também é feito colocando na calda, deixando dormir nela, tornando a ferver, tirando e secando ao sol, com açúcar cristal, como o de figo. A calda para o abacaxi deve ser grossa, pois ele solta muita água.
Todas as caldas, menos as de mamão e abóbora podem ser aproveitadas em sucos ou para molhar bolos.




Pacotes e Passagens aéreas e Hospedagem
Nacional e Internacional, viagens coletivas, aluguel de carros 
e muito mais. Tudo em um só lugar com o melhor preço.



 




Mapa

- Seu IP!
IP